Dívida Ativa

De SAPIENS
Ir para: navegação, pesquisa

O que é o SAPIENS DÍVIDA ATIVA?


O SAPIENS DÍVIDA ATIVA é um Módulo administrativo integrado ao SAPIENS, que possui avançados recursos de apoio à produção de conteúdo especializado na comunicação, gerenciamento e transição do fluxo de cobranças de Certidões de Dívida Ativa (CDA), com controle de fluxos administrativos, focado na integração com os sistemas informatizados do Poder Judiciário, do Poder Executivo.

Procura simplificar rotinas e expedientes, além de auxiliar, com suas ferramentas de inteligência, no Processo de tomada de decisão e na elaboração de cobranças de Dívida Ativa judiciais e extrajudiciais, via protesto.

O SAPIENS DÍVIDA ATIVA unifica e relaciona os elementos constantes dos Processos de cobrança de Dívida Ativa, colocando a AGU definitivamente na era da virtualização e do processo administrativo eletrônico.

Promove a orquestração dos vários sistemas informatizados da administração pública, de forma transparente para o Usuário. Gerencia e oportuniza a adoção de modelos e procedimentos de cobrança e execução padronizadas em âmbito nacional, de forma a tornar coesa a atuação dos Advogados Públicos Federais em todo o território nacional e em todas as instâncias.

O SAPIENS é híbrido, isto é, comporta documentos digitais e documentos físicos. Inclui operações como: cadastramento de CDAs, padronização de cobranças, controle de versões, controle sobre os prazos de guarda e destinação, armazenamento seguro e procedimentos que garantam o acesso e a preservação a médio e longo prazo de documentos arquivísticos digitais e não digitais confiáveis e autênticos.

No caso dos documentos digitais, o SAPIENS DÍVIDA ATIVA permite a geração de Guias de Recolhimento da União (GRU), e na integração com o SAPIENS, abrange todos os tipos de documentos arquivísticos da AGU, ou seja, textos, imagens, vídeos, gravações sonoras, mensagens de correio eletrônico, páginas web, bases de dados, dentre outras possibilidades de um vasto repertório de diversidade crescente.


Consulte os Manuais do SAPIENS DÍVIDA ATIVA:


Manual SAPIENS Dívida Ativa para Procuradores v. 1.2.2

Manual SAPIENS Dívida Ativa para Servidores de Autarquias v. 1.2.2

Manual rápido SAPIENS Dívida Ativa para impressão de boletos pelo Devedor v. 1.2.2


Solicitação de acesso ao Módulo SAPIENS DÍVIDA ATIVA


Todas as solicitações devem ser dirigidas exclusivamente à CGCOB/PGF, por e-mail institucional, com o assunto SAPIENS Dívida - Cadastro. Se, por um acaso, a solicitação for endereçada diretamente à Equipe SAPIENS, a resposta a ser dada ao solicitante deverá ser NEGATIVA, e o solicitante deverá ser informado do fluxo correto, sendo-lhe, então, pedido que formule a solicitação ao órgão competente (CGCOB/PGF). Ao solicitante deverá ser também informado da existência do Dívida Wiki, subseção do Sapiens Wiki, documentação que conterá resposta para a maioria dos questionamentos, inclusive este.

A Equipe SAPIENS deverá promover a habilitação do Perfil Dívida, apenas se a solicitação vier da CGCOB/PGF. O usuário solicitante deverá encaminhar o seu e-mail para a CGCOB/PGF, esta dará o seu aval, e redirecionará o aval dado à Equipe Sapiens. Toda habilitação de perfil para o sistema dívida será concentrada na Equipe Sapiens. Qualquer Procurador lotado na CGCOB (se houver dúvidas, olhar as lotações no SAPIENS) poderá requerer à Equipe Sapiens a habilitação do Perfil Dívida para qualquer usuário.

A Equipe Sapiens deverá promover a habilitação do Perfil Dívida Administrador, apenas se tal solicitação vier do Coordenador-Geral da CGCOB/PGF.


Solicitação Dívida.png