Página principal

De SAPIENS
Edição feita às 19h52min de 11 de setembro de 2015 por Eduardo lang (disc | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa


O que é o SAPIENS?


O SAPIENS é um Gerenciador Eletrônico de Documentos (GED) que possui avançados recursos de apoio à produção de conteúdo jurídico e de controle de fluxos administrativos, focado na integração com os sistemas informatizados do Poder Judiciário e do Poder Executivo.

Procura simplificar rotinas e expedientes, além de auxiliar, com suas ferramentas de inteligência, no Processo de tomada de decisão e na elaboração de documentos.

O SAPIENS unifica e relaciona os elementos constantes dos Processos administrativos, inclusive dossiês judiciais, colocando a AGU definitivamente na era da virtualização e do processo administrativo eletrônico.

Promove a orquestração dos vários sistemas informatizados da administração pública, de forma transparente para o Usuário. Gerencia e oportuniza a adoção de modelos e teses de direito padronizadas em âmbito nacional, de forma a tornar coesa a atuação dos Advogados Públicos Federais em todo o território nacional e em todas as instâncias.

O SAPIENS é híbrido, isto é, comporta documentos digitais e documentos físicos. Inclui operações como: captura de documentos, aplicação do plano de classificação, controle de versões, controle sobre os prazos de guarda e destinação, armazenamento seguro e procedimentos que garantam o acesso e a preservação a médio e longo prazo de documentos arquivísticos digitais e não digitais confiáveis e autênticos.

No caso dos documentos digitais, o SAPIENS abrange todos os tipos de documentos arquivísticos da AGU, ou seja, textos, imagens, vídeos, gravações sonoras, mensagens de correio eletrônico, páginas web, bases de dados, dentre outras possibilidades de um vasto repertório de diversidade crescente.


Consulte os Manuais do SAPIENS:


Manual SAPIENS para Usuários v. 1.1.4

Manual SAPIENS para Administradores v. 1.1.4

Manual SAPIENS para Coordenadores v. 1.1.4

Manual SAPIENS para Distribuidores v. 1.1.4

Manual de Digitalização da AGU v. 2.00


Educação à Distância


A Escola da AGU disponibilizou os cursos à distância Fundamentos para Uso do SAPIENS e SAPIENS na Prática para todos os colaboradores da AGU.

Clique aqui para acessar


Tutoriais, Vídeos e Dicas


A Consultoria-Geral da União disponibilizou diversos tutoriais, vídeos e dicas para o trabalho de Consultivo no SAPIENS.

Clique aqui para acessar


Versão do SAPIENS (v 1.1.5) publicada em 11/09/2015.


ADMINISTRATIVO

1.1.5 * Integração com a Receita Federal. No formulário de cadastro de interessados, se for pesquisado um CPF/CNPJ completo e válido que não exista na base do SAPIENS, será foi a migração da base da Receita Federal.

1.1.5 * Módulo Receita Federal para consultas na base completa.

1.1.5 * Assinatura Digital sem utilização do Plugin JAVA, por meio da instalação de um complemento na máquina do usuário

1.1.5 * Cadastro dos interessados e dos assuntos no próprio formulário de criação do NUP

1.1.5 * Não é possível realizar upload de componentes digitais com formatos/extensões diferentes no mesmo documento (deve-se utilizar o anexo)

1.1.5 * Só pode haver um componente digital criação no editor do SAPIENS por documento (caso necessiário, deve-se utilizar o anexo)

1.1.5 * É possível visualizar tramitações apagadas no Editar NUP

1.1.5 * Há histórico nos campos título e outro número da capa do NUP

1.1.5 * No atalho criar anexo por upload é possível escolher o tipo de documento

1.1.5 * Há uma atalho criar minuta como upload no Painel de Tarefas do usuário

1.1.5 * Módulo próprio para coordenadores, acessível no botão direito superior

1.1.5 * Acompanhamento de NUP (push), com recebimento de mensagem quando houver juntada de documento

1.1.5 * Os grids memorizam as linhas selecionadas após serem recarregados

1.1.5 * Transformação da modalidade de relevância em espécie de relevância, com gênero (judicial, administrativo, correicional, etc.)

1.1.5 * Nova sistemática para gestão da base de pessoas, com pesquisa mais rápida e obrigatoriedade de pesquisa antes de acrescentar uma nova pessoa na base

1.1.5 * Ordenação numérica de componentes digitais, com possibilidade de reordenação à qualquer tempo

1.1.5 * Abertura em lote de tarefas para diversos usuários, pela ferramenta replicar

1.1.5 * Tramitações internas na interface de criação de tarefa sempre mostram a real chance de sucesso

JUDICIAL

1.1.5 * Checkbox para marcar o processo judicial como físico ou eletrônico

1.1.5 * Atalho para trocar classe e órgão julgador na aba intimações do distribuidor judicial

1.1.5 * Sistemática de gestão de contingência (riscos fiscais - provável, remoto e possível)

1.1.5 * Sistemática de gestão de valores em aba própria do Dossiê Judicial: valor executado, valor impugnado na execução, etc.

1.1.5 * Atalho específico no painel de tarefas para renunciar ao prazo (que aciona a integração com o judiciário) ou dar ciência de intimacação (que apenas fecha a tarefa)

1.1.5 * Classificação de resultados decisão por meio do movimento obtido por integração ou cadastrado manualmente

1.1.5 * Calculadora de Número Único CNJ, para cadastrar processos do STJ/STF/TST com erro no dígito verificador (após o cadastro, deve-se solicitar a modificação do número no email sapiens@agu.gov.br)