Mudanças entre as edições de "Página principal"

De SAPIENS
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 35: Linha 35:
 
[http://ed.agu.gov.br Clique aqui para acessar]
 
[http://ed.agu.gov.br Clique aqui para acessar]
  
Realize o curso antes de consultar o Manual para Iniciantes.
+
Realize o curso antes de consultar o Manual para Iniciantes:.

Edição das 17h34min de 11 de agosto de 2013


O que é o SAPIENS?


O SAPIENS é um Gerenciador Eletrônico de Documentos (GED) que possui avançados recursos de apoio à produção de conteúdo jurídico e de controle de fluxos administrativos, focado na integração com os sistemas informatizados do Poder Judiciário e do Poder Executivo.

Procura simplificar rotinas e expedientes, além de auxiliar, com suas ferramentas de inteligência, no Processo de tomada de decisão e na elaboração de documentos.

O SAPIENS unifica e relaciona os elementos constantes dos Processos administrativos, inclusive dossiês judiciais, colocando a AGU definitivamente na era da virtualização e do processo administrativo eletrônico.

Promove a orquestração dos vários sistemas informatizados da administração pública, de forma transparente para o Usuário. Gerencia e oportuniza a adoção de modelos e teses de direito padronizadas em âmbito nacional, de forma a tornar coesa a atuação dos Advogados Públicos Federais em todo o território nacional e em todas as instâncias.

O SAPIENS é híbrido, isto é, comporta documentos digitais e documentos físicos. Inclui operações como: captura de documentos, aplicação do plano de classificação, controle de versões, controle sobre os prazos de guarda e destinação, armazenamento seguro e procedimentos que garantam o acesso e a preservação a médio e longo prazo de documentos arquivísticos digitais e não digitais confiáveis e autênticos.

No caso dos documentos digitais, o SAPIENS abrange todos os tipos de documentos arquivísticos da AGU, ou seja, textos, imagens, vídeos, gravações sonoras, mensagens de correio eletrônico, páginas web, bases de dados, dentre outras possibilidades de um vasto repertório de diversidade crescente.


Consulte os Manuais do SAPIENS:


Manual SAPIENS para Usuários v. 1.0.5

Manual SAPIENS para Administradores v. 1.0.5

Manual SAPIENS para Coordenadores v. 1.0.5

Manual de Digitalização da AGU v. 2.00


Educação à Distância

A Escola da AGU disponibilizou o curso à distância Fundamentos para Uso do SAPIENS para todos os colaboradores da AGU.

Clique aqui para acessar

Realize o curso antes de consultar o Manual para Iniciantes:.