Discussão:Cadastro de processos

De SAPIENS
Ir para: navegação, pesquisa

Índice

Orientações

a) A criação de novos tópicos é livre, pedimos apenas que obedeçam à numeração sequencial.
b) A inclusão de comentário em tópico já existente é feita pelo link "editar" localizado à direita do tópico.
c) Solicitamos que as colaborações sejam feitas logo abaixo da manifestação anterior para facilitar a organização temporal do debate.
d) Para facilitar a leitura de todos, pedimos que evitem parágrafos muito extensos.  A criação de novo parágrafo é feita ao se teclar 2 vezes ENTER.

1 Quais as providências iniciais antes de se cadastrar um Processo/Documento Avulso?

De forma inicial, considero que deve ser feita a pesquisa de antecedentes (se há processo ou documento anteriormente cadastrado que tenha relação com o que está em análise).

Os campos principais de pesquisa me parecem: NUP (se for referida no documento em análise), Outro Número (considerando que terá o número do documento como Ofício nº 02/2013), Nome do interessado e CPF/CNPJ do interessado (se mencionado no documento).

--Eduardo.Watanabe (discussão) 23h05min de 16 de fevereiro de 2013 (BRST)


Como é o passo a passo de criar uma NUP no SAPIENS? Depois de criada a NUP como tramitar o documento? Não estou conseguindo fazer esse procedimento.

2 Qual a diferença entre cadastrar um Processo e um Documento Avulso?

Aguardando colaborações...

3 Como evitar o cadastro duplicado da mesma pessoa no SAPIENS?

Fazer a pesquisa por CPF/CNPJ da seguinte forma: clicar na "lupa" que fica ao lado do campo "Pessoa"; clicar na seta da coluna CPF/CNPJ; clicar em Filtros e digitar o CPF/CNPJ.

Sugestão 1 de evolução do SAPIENS: incluir o campo CPF/CNPJ na caixa para cadastro de Interessado, o que deve facilitar a pesquisa por esse campo. E uma vez preenchido o campo CPF/CNPJ, já será apresentado o campo nome preenchido com o valor encontrado na base.

Sugestão 2 de evolução do SAPIENS: incluir o campo CPF/CNPJ na primeira caixa de cadastro de pessoa, o que deve facilitar o preenchimento desse dado.

--Eduardo.Watanabe (discussão) 23h04min de 16 de fevereiro de 2013 (BRST)

4 Qual a diferença entre o Assunto e a Classificação de um Processo/Documento Avulso?

Aguardando colaborações...

5 Como fazer a correta vinculação a partir da pesquisa de Processos/Documentos Avulsos?

Aguardando colaborações...

6) DADOS DE GESTÃO -

Prezados,

Minhas sugestões neste início de conversa é aproveitar a criação desta nova interface para agregarmos o maior número possível de dados confiáveis a fim de subsidiar a extração de relatórios gerenciais e estratégicos. Talvez o sistema já tenha todo esse aparato e previsão (já vi alguma palestras do Lang e do Baioneta e eles mencionava a possibilidade de muitas espécies de relatórios possíveis pelo SAPIENS). Mas vamos lá:

A) o sistema tem como nos informar dados para estudos estatísticos de provisionamento de contingências? Valor da causa líquido ou liquidável, valor de condenação, honorários, taxa de juros requerida, índice de correção monetária requerida; seria interessante até para avaliarmos metas e hipóteses de mutirão de conciliação, ... B)tempo médio de tramitação do processo (por assunto, por procedimento; C) cadastramento de situações dos despachos (favoráveis, desfavoráveis, indiferentes); D) Índices de êxito ou revés por assunto, instância, ... E) campo para inserção de eventuais anomalias no processo que venham a impactar na mudança do valor da causa (e por consequência na provisão de contingência); f) Previsão de etiquetamento no caso de o processo estar vinculado a determinado projeto da AGU, COAGU, PGU (por exemplo, processo passível de ingresso em acordo pela IN 4);

Att,

Rodrigo Rospa - CRGEST/PRU4

Sobre as sugestões: a) Os campos de Valor só devem ser incluídos no SAPIENS Contencioso, de todo modo é importante tratar de como eles serão. O básico no processo de conhecimento é conter pelo menos: valor da causa, valor requerido, valor reconhecido e valor da condenação (sendo esta por instância de julgamento). Como acessórios de informação, teríamos: a taxa de juros requerida, reconhecida e da condenação (sempre em %); índice de correção monetária requerido, reconhecido e da condenação (nome do indexador). Também será necessário incluir a classificação de risco (provável, possível, remoto) com a justificativa, em especial no caso de alteração. A previsão de contingência poderia ser calculada de acordo com uma fórmula estabelecida previamente: por exemplo, último valor cadastrado em processo classificado como de perda provável ou possível (ficaria de fora o remoto).

b) Minha dúvida quanto ao relatório de tempo médio de tramitação é que precisamos definir antes os marcos inicial e final. Um exemplo é que o cálculo do processo comece na citação e termine na sentença.

c) O SAPIENS altera o local em que a informação do resultado é registrada. Em vez da tarefa, passará a ser o documento, e no caso o de despacho.

d) Indicador de resultado sem dificuldades para especificar. O usuário deve escolher qual o tipo de documento que será objeto do relatório, que serão gerados os resultados respectivos (pelo que foi registrado no campo Situação).

e) O campo Valor me parece que deve comportar sempre a opção de observação para ser utilizado em situações como essa.

f) Temos algumas opções no SAPIENS hoje: anotação no Lembrete do processo; no campo Descrição do processo; incluir como um Assunto. O mais adequado para facilitar a recuperação da padronização é que ele seja tabelado, como no campo Assunto.--Eduardo.Watanabe (discussão) 15h54min de 25 de fevereiro de 2013 (BRT)