Discussão:Demandas Evolutivas

De SAPIENS
Ir para: navegação, pesquisa

Prezados,

Favor incluir aqui, para fins de discussão, as demandas evolutivas que entenderem necessárias.

Índice

Cadastro de parte - Mais informações

O cadastro de parte no SAPIENS poderia conter a profissão ou cargo da pessoa. Isso é muito importante nos processos do TCU. (DPP/PGU)

(GESTOR) Foi aberto Ticket #32 para esta demanda, com previsão de implementação na versão 1.01

Vinculação entre manifestações correlatas

Disponibilizar funcionalidade para realizar a correlação (vinculação) entre manifestações jurídicas que ratifiquem, retifiquem ou revoguem o entendimento expresso em manifestações jurídicas precedentes.

(GESTOR) Essa funcionalidade já existe no SAPIENS, basta clicar no documento principal no grid de documentos do NUP detalhado e acrescentar as vinculações necessárias. Exige-se perfil de coordenador para essa função.

Consulta por usuários externos

O Ministério Público junto ao TCU tem a necessidade de acompanhar os processos de cobrança de créditos de acórdãos do TCU encaminhados à PGU. A quantidade é considerável, por isso hoje eles possuem acesso ao SICAU para consulta. O acesso a usuário externo nos parece adequado para processos pontuais, por isso haveria a possibilidade de permitir a consulta aos processos de interesse deles por meio da disponibilização de senha de consulta? (DPP/PGU)

(GESTOR) Funcionalidade já existente no SAPIENS. Mas o usuário externo deve conhecer o NUP que deseja pesquisar. Ainda não há pesquisa por interessado para usuários externos.

Preenchimento automático de modelo com metadados inseridos no SAPIENS

Nos processos de cobrança de acórdão do TCU, o DPP/PGU efetua o cadastro de informações que depois poderiam ser aproveitadas em minuta de nota ou mesmo na petição inicial da ação de execução. Por isso solicitamos avaliação da viabilidade em viabilizar a criação de modelos que tenham essa funcionalidade. (DPP/PGU)

(GESTOR) Funcionalidade já existe no SAPIENS. Basta solicitar a criação dos templates e modelos necessários.

Inclusão de número do documento digitalizado

Quando a AGU recebe documento de órgão externo, como um Ofício, ele possui um número que hoje é cadastrado no AGUDOC.

No SAPIENS, porém, não há campo específico para cadastrar no número do documento como metadado. A única opção no momento parece ser a pesquisa do arquivo eletrônico digitalizado, mas ela não parece ser a melhor alternativa nesse caso. Por isso solicitamos verificar a viabilidade em incluir um campo de identificação da minuta no caso. (PGU)

(GESTOR) Atualmente o cadastro deve ser realizado no campo "Outro Número" do Processo. Podemos discutir a inclusão deste metadado também nas Minutas.

Cadastro de parte - Informações na mesma tela

O cadastro do CPF/CNPJ é feito em aba posteriormente ao registro do nome. Propomos que o cadastro seja feito na mesma tela e, se possível, que o CPF/CNPJ possa ser objeto de busca na base se ele já foi cadastrado (como já é feito no caso do nome). (DPP/PGU)

(GESTOR) Funcionalidade prevista para ser implementada tão logo seja perfectibilizado o convênio com a Receita Federal do Brasil para disponibilização da base CPF/CNPJ.

Upload de documento digitalizado

O upload de documento digitalizado hoje é feito apenas por meio da Minha área de trabalho.

Pedimos a análise de inclusão de atalho na tela de cadastro do processo. Isso porque, ao finalizar o cadastro do processo é necessário clicar para acessar a minha área de trabalho e depois clicar novamente para incluir minuta. A inclusão de minuta com o objetivo de upload de documento digitalizado poderia ser facilitada, pois ela é feita logo após o cadastro do processo. (DPP/PGU)

(GESTOR) Funcionalidade pode ser incluída em versões futuras.

Seguimento no fluxo administrativo (abertura de nova tarefa) - Falta de atalho

O caminho normal para o usuário que recebe uma tarefa é:

1) Analisar o processo

2) Providências: elaborar minuta e juntá-la no processo se for o caso ou adotar outros procedimentos

3) Lançar Atividade (Fechar tarefa)

4) Abrir Tarefa para o próximo usuário (e tramitar se for o caso)

O passo 4 tem sido mais difícil de implementar, pois é necessário abrir tarefa no Painel do Usuário e depois digitar o NUP. Sugerimos incluir nas opções de atalho do Painel do Usuário o "Lançar Atividade + Abrir Tarefa".

Em acréscimo, sugiro que além da abertura automática de janela para a abertura da próxima tarefa após o lançamento de atividade, sugere-se, também, com o objetivo de evitar eventual extravio/esquecimento do processo, que seja aberta a janela de tarefa logo após o cadastro de novo processo. Em síntese, (i) atividade/fechar tarefa => abertura de janela para abertura de tarefa para terceiros e (ii) cadastro de novo processo => automática a janela para abertura de tarefa.

Alterações no template do Ofício

De forma a adequar o template do Ofício ao Manual de Redação da Presidência da República, propomos:

a) Incluir endereço e contatos no cabeçalho b) Utilizar minúsculas no nome do destinatário c) Excluir a linha entre o nome do destinatário e o endereço d) Melhor organizar o assunto para que apareça em minúsculo e na mesma linha as informações e) Incluir régua para facilitar a formatação do modelo f) O "Atenciosamente" deve ter o parágrafo de 2,5 cm g) Incluir ponto ao final do local e data. h) O local e data deve utilizar também as minúsculas. (CGJUD/PGU)

Editor de texto - Inclusão de régua

Propomos incluir régua no editor de texto para facilitar a formatação e os recuos no texto. (CGJUD/PGU)

Mudança de tela após criar minuta de documento ou comunicação

Já está em funcionamento a mudança de tela na 2ª etapa do cadastro do processo: logo após salvar os primeiros metadados, abre-se a tela do processo para dar continuidade ao cadastro.

Propomos incluir também a mudança de tela logo após a criação da minuta de documento ou comunicação. Essa etapa hoje precisa ser feita manualmente pelo usuário. (CGJUD/PGU)

Compartilhamento de minuta ter obrigatoriamente uma abertura de tarefa para a mesma pessoa

Hoje o compartilhamento da minuta não gera nenhum aviso no Painel do Usuário, pois a forma de consultá-lo é ir na "Área de Trabalho - Compartilhadas comigo".

Propomos tornar obrigatório que o compartilhamento abra de forma automática uma tarefa padrão (como "EXAMINAR MINUTA DE MANIFESTAÇÃO JURÍDICA/ATO NORMATIVO/EXPEDIENTE"). Isso evita que a minuta fique esquecida pelo destinatário do compartilhamento. (CGJUD/PGU)

Propostas de melhoria para a Comunicação

1) Visualizar no processo que a comunicação foi criada mesmo que ela ainda não tenha sido juntada (incluir um aviso de que a comunicação está em fase de elaboração)

2) Permitir que mesmo o usuário que não criou a comunicação possa marca-la como remetida (desde que seja o dono da minuta como é a regra geral já implantada)

3) Incluir a funcionalidade acompanhamento também para as comunicações como você tinha sugerido (CGJUD/PGU)

Impressão de Extrato

O extrato não possui a funcionalidade de impressão no sistema. Quando buscamos fazer a impressão pelo navegador de internet o documento não fica bom: além de ocupar duas páginas de forma desnecessária, ele fica com uma grande área impressa em preto, que gasta muita tinta de impressão. (DPP/PGU)

Inclusão de tarefas no extrato do processo

O extrato não contém as tarefas do processo, o que torna mais difícil a sua consulta por meio da tela do processo (acesso pelo número do NUP). Por isso sugerimos incluir também as tarefas no extrato para facilitar a sua consulta nesse documento consolidado. (CGJUD/PGU)