Relatórios (Relatórios)

De SAPIENS
Ir para: navegação, pesquisa

Essa funcionalidade permite ao usuário listar, incluir, excluir e visualizar relatório. Esta funcionalidade está disponível para todos os perfis do SAPIENS, porém existem restrições na criação do relatório.

Para acessar a funcionalidade, o usuário deve estar na aba “Relatórios”.

Menu-relatorios.jpg


O sistema apresentará a lista de relatórios cadastrados:

Lista-relatorios.jpg


Incluir

Para incluir um novo relatório, selecionar o botão Adicionar.jpg. O sistema exibirá o formulário de cadastro, o usuário deve preencher e selecionar o botão Btn-salvar.png.

Atenção:

1) Caso o tipo de saída para o relatório (formatos HTML ou Excel) esteja habilitado para seleção, se a opção Excel for escolhida, o relatório só poderá ser exportado nesse formato.

2) Caso a opção HTML fique selecionada, o relatório poderá ser gerado em HTML e PDF.

3) Caso o tipo de saída para o relatório esteja desabilitado para seleção, significa que o tipo de relatório selecionado só permite exportação em Excel.

Incluir-relatorio.jpg


Excluir

Para excluir um relatório, basta selecioná-lo com um clique e, em seguida, o botão Btn-remover.png.


Lista-relatorios-remov.jpg


Visualizar

Para visualizar um relatório, o usuário deve seguir os passos abaixo:

1) Caso seja do tipo Excel, aparecerá na coluna "Conteúdo" da lista um link com o nome do formato, o usuário deve clicar nele. O arquivo Excel será exportado.

Lista-relatorios-excel.jpg


2) Caso não seja do tipo Excel, o usuário poderá exportar em HTML ou PDF. Para exportar em HTML, deve clicar no link "HTML" da coluna "Conteúdo"; para exportar em PDF, deve clicar com o botão direito em cima do registro e selecionar as opções "Exportar PDF" e "Aproveitar dados para Novo Relatório" ou selecionar o registro com um clique e selecionar "Exportar PDF" e "Aproveitar dados para Novo Relatório" do botão Ferramentas.jpg. Nos dois casos, será aberto em uma nova aba a visualização do relatório no formato escolhido.

Lista-relatorios-html.jpg


Ferramenta.png


Novo opcao relatorio.png