Mudanças entre as edições de "Página principal"

De SAPIENS
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 20: Linha 20:
  
  
[http://sapienswiki.agu.gov.br/arquivos/manual_sapiens_usuarios_110.docx Manual SAPIENS para Usuários v. 1.1.0]
+
[http://sapienswiki.agu.gov.br/arquivos/manual_sapiens_usuarios_111.docx Manual SAPIENS para Usuários v. 1.1.1]
  
 
[http://sapienswiki.agu.gov.br/arquivos/manual_sapiens_administradores_111.docx Manual SAPIENS para Administradores v. 1.1.1]
 
[http://sapienswiki.agu.gov.br/arquivos/manual_sapiens_administradores_111.docx Manual SAPIENS para Administradores v. 1.1.1]

Edição das 17h47min de 18 de fevereiro de 2015


O que é o SAPIENS?


O SAPIENS é um Gerenciador Eletrônico de Documentos (GED) que possui avançados recursos de apoio à produção de conteúdo jurídico e de controle de fluxos administrativos, focado na integração com os sistemas informatizados do Poder Judiciário e do Poder Executivo.

Procura simplificar rotinas e expedientes, além de auxiliar, com suas ferramentas de inteligência, no Processo de tomada de decisão e na elaboração de documentos.

O SAPIENS unifica e relaciona os elementos constantes dos Processos administrativos, inclusive dossiês judiciais, colocando a AGU definitivamente na era da virtualização e do processo administrativo eletrônico.

Promove a orquestração dos vários sistemas informatizados da administração pública, de forma transparente para o Usuário. Gerencia e oportuniza a adoção de modelos e teses de direito padronizadas em âmbito nacional, de forma a tornar coesa a atuação dos Advogados Públicos Federais em todo o território nacional e em todas as instâncias.

O SAPIENS é híbrido, isto é, comporta documentos digitais e documentos físicos. Inclui operações como: captura de documentos, aplicação do plano de classificação, controle de versões, controle sobre os prazos de guarda e destinação, armazenamento seguro e procedimentos que garantam o acesso e a preservação a médio e longo prazo de documentos arquivísticos digitais e não digitais confiáveis e autênticos.

No caso dos documentos digitais, o SAPIENS abrange todos os tipos de documentos arquivísticos da AGU, ou seja, textos, imagens, vídeos, gravações sonoras, mensagens de correio eletrônico, páginas web, bases de dados, dentre outras possibilidades de um vasto repertório de diversidade crescente.


Consulte os Manuais do SAPIENS:


Manual SAPIENS para Usuários v. 1.1.1

Manual SAPIENS para Administradores v. 1.1.1

Manual SAPIENS para Coordenadores v. 1.1.1

Manual SAPIENS para Distribuidores v. 1.1.1

Manual de Digitalização da AGU v. 2.00


Educação à Distância

A Escola da AGU disponibilizou os cursos à distância Fundamentos para Uso do SAPIENS e SAPIENS na Prática para todos os colaboradores da AGU.

Clique aqui para acessar


Versão do SAPIENS (v 1.1.1) publicada em 18/02/2015.

Principais alterações:

  • Atalhos para assinar componentes digitais no formulário de edição do documento, na aba componentes digitais;
  • Os resultados são mostrados em árvore nos comboboxes após a pesquisa de classe judicial, movimento judicial, classificação e assunto;
  • Não é possivel realizar juntadas imotivadas se a minuta estiver vinculada a uma tarefa, sendo obrigatório utilizar o "lançar atividade" para fazer a juntada;
  • Atalho criar novo processo judicial no painel de intimações do distribuidor judicial;
  • Nos formulários de criação de documento e de comunicação, os atalhos de modelo em combobox apontam para os "modelos em branco";
  • Separação no formulação de nova intimação entre os modos manual e integração;
  • Possibilidade de converter intimações de integração com erro para o modo manual;
  • Campos judiciais de tribunal órgão julgador e classe judicial acrescentados na pesquisa por metadados;
  • Uma tarefa judicial somente pode ser aberta em nup associados a processos judiciais;
  • Tarefa judicial somente pode ser aberta em setor contencioso;
  • Correções de diversos bugs;
  • Nova lógica de peticionamento eletrônico via integração;

Quanto à nova lógica de peticionamento, mudança mais profunda da versão, destaca-se:

Com o objetivo de a) aumentar a segurança; b) evitar peticionamentos indevidos; e c) resolver o problema da nota técnica versus peticionamento; foram implementadas as seguintes mudanças:

  • Não é mais possível peticionar eletrônicamente pelo atalho "Lançar Atividade", que agora se restringe apenas a atividades NÃO JUDICIAIS.
  • Há um novo atalho "Peticionar", para acessar o lançamento de atividade COM PETICIONAMENTO. Esse atalho apenas aceita atividades JUDICIAIS.

Detalhes:

  • Agora as tarefas JUDICIAIS aceitam atividades ADMINISTRATIVAS. Assim, para lançar uma nota técnica, basta utilizar o atalho padrão "Lançar Atividade" e juntar o documento.
  • As tarefas JUDICIAIS, por segurança, NÃO podem ser encerradas por tarefas que não sejam JUDICIAIS. Assim, não se corre o risco de fechar o prazo judicial no lançamento da atividade administrativa.
  • No caso de haver um recurso parcial, é comum o advogado criar uma nota técnica e uma apelação, por exemplo. Quando utilizar o atalho "Lançar Atividade" para registrar a nota técnica, a apelação não estará visível, pois é um documento judicial. Quando utilizar o atalho "Peticionar", não aparecerá a nota técnica, pois é um documento administrativo. Essa regra que "esconde" documentos no peticionamento serve para evitar que, por engano, uma nota técnica vá parar dentro de um processo judicial.

As demais regras permanecem inalteradas.